Quem Somos

Marcia Holland
Nossa Diretora

Um trabalho sério que exige percepção, pesquisa e conhecimento.

Os aspectos culturais, tecnológicos e econômicos de uma sociedade são
registrados sistematicamente por sua produção. Lidar com tendências é
um trabalho sério e que exige pesquisa, conhecimento e percepção...

O Portal de Tendências trabalha com ‘novidades’ e ‘tendências’. São dois conceitos diferentes e o limite é bem claro. A novidade é temporal e a tendência é transversal. Por exemplo: a cor do ano lançada por uma empresa de tintas é referente aquele período de 365 dias. No próximo ano, será lançada a nova cor e assim por diante. Por outro lado, o estudo de tendências é muito mais amplo. Observa-se com muito apuro e senso crítico aquilo que transformará os meios de produção, quais são as tecnologias emergentes, quais impactos que a tendência provocará na sociedade e até aos modelos de novos negócios.

Diante disso, qualquer leitura equivocada implicará em desvios conceituais e, por consequência, grandes prejuízos ao cliente ou investidores.

Em agosto de 2018, o Portal de Tendências completou trinta anos de atividades. Também naquele ano, criou o Creative Lab, braço educacional para disseminação da cultura do design, formação profissional e centro de estudo avançado de tendências.

Mais uma vez, o Portal de Tendências compartilha com todos clientes a satisfação de ter contribuído significativamente para a inovação de empresas, serviços, produção de bens, desenvolvimento de matérias primas, novas cores e padrões, texturas, superfícies, modelos de negócio disruptivos, elaboração de novos objetos e conceitos projetivos nos diversos segmentos de negócios, produtos.

Marcia Holland – Diretora

Quem somos
Sua Melhor Escolha

Ajudamos a Enxergar o Futuro

No universo intenso das comunicações, identificar mega, macro e micro tendências é um desafio para as grandes empresas. A abundância de informações frequentemente conflitantes procura descrever tendências ou oportunidades. Isso pode dificultar a identificação de caminhos e decisões estratégicas a curto e médio prazo a serem tomadas pelas empresas. Algo comum é confundir uma moda passageira ou um padrão de crescimento a longo prazo com megatendência. O Portal de Tendências filtra informações relevantes de acordo com o seu negócio, inclusive apontando mudanças demográficas, socioculturais e comportamentais de forma a traçar cenários nítidos para o desenvolvimento de produtos, serviços e conceitos.

Instagram

  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença no evento de lançamento do livro.

A maneira de projetar espaços e produtos está mudando com base nas últimas descobertas sobre como o cérebro humano percebe e processa as cores e outros estímulos do ambiente.

Neste sentido, os conceitos de CMF: Color-Material-Finishing surgem como forte tendência para auxiliar na construção de projetos de Arquitetura e de Design que harmonizam cores, formas, padrões e texturas para proporcionar experiências cada vez mais ricas para clientes e consumidores.

As principais estratégias para antecipar o impacto psicológico das cores em um projeto são:

1️⃣Compreender os aspectos culturais das cores
É importante considerar as associações culturais e individuais das cores ao planejar as composições. Entender essas associações ajuda a escolher as cores que melhor se alinham com os objetivos pretendidos.

2️⃣Utilizar a psicologia das cores 
Ao compreender a psicologia das cores e sua interação com a luz, os profissionais podem criar atmosferas que estimulem os comportamentos e emoções desejados. 

3️⃣Realizar testes e experimentações
Antes de finalizar as escolhas de cores para um projeto, é útil realizar testes e experimentações para avaliar o efeito delas junto a outros elementos da composição. Esses testes permitem ajustar detalhes importantes conforme necessário.

4️⃣Considerar a função e o uso do espaço
Ao considerar a função e o uso do espaço, é possível escolher cores que melhor atendam às necessidades dos usuários nas condições em que o ambiente será ocupado e utilizado.

Se você quer conhecer e aplicar com segurança os aspectos psicológicos da cor com base em Neurociência e metodologias avançadas, leia o livro 👇 

CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento de lançamento e comprar o seu exemplar autografado.

O lançamento será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Preencha o formulário disponível no link da bio para confirmar a sua presença.
  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença.

O livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1 é um guia completo para entender como as cores influenciam as percepções e emoções humanas.

E como aplicá-las a favor de seus projetos na Arquitetura e no Design.

Escrito pela Professora Dra. Marcia Holland @marcia.holland, este é o primeiro volume de uma série de três e se dedica ao estudo profundo das cores, tanto em seus aspectos psicológicos e fisiológicos, explorando as nuances, significados e aplicações das cores nos mais diferentes contextos.

O evento de lançamento e início das vendas será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Reserve a data na agenda!

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o lançamento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

Preencha o formulário disponível no link da bio para confirmar a sua presença.
  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença no evento de lançamento do livro.

O conceito de contraste simultâneo das cores foi inicialmente observado e estudado pelo cientista e teórico da cor Michel Eugène Chevreul no século XIX. 

Chevreul foi um químico francês que trabalhava na fabricação de tapeçarias para a famosa fábrica de Gobelins, em Paris. 

Durante seus experimentos com tingimento de tecidos, ele notou que as cores pareciam diferentes quando vistas ao lado de outras.

Essa descoberta o levou a realizar uma extensa pesquisa sobre como as cores são percebidas pelo olho humano e como diferentes cores interagem entre si.

As descobertas de Chevreul tiveram um impacto significativo em todas as áreas relacionadas ao uso da cor.

Ao compreender e aplicar esse conceito de forma criativa e estratégica, os profissionais de Arquitetura e Design podem criar espaços e produtos mais interessantes, eficientes e funcionais.

Aprofunde-se no universo das cores e aprenda a aplicá-las com segurança em seus projetos.

Leia o livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento de lançamento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

O lançamento será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Preencha o formulário disponível no link da bio para confirmar a sua presença.
  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença no evento de lançamento do livro.

Características que os bons Designers têm em comum 👇

1️⃣ Pensam fora do óbvio

Designers que conseguem pensar além dos padrões convencionais são capazes de propor soluções inovadoras e originais, ampliando o valor dos seus projetos e se destacando em um cenário onde a diferenciação é essencial.

2️⃣ Elaboram soluções criativas

Designers criativos têm a habilidade de encontrar inspiração em diversas fontes, explorar novas ideias e abordagens, e transformar conceitos abstratos em soluções tangíveis e eficazes.

3️⃣ São adaptáveis e não param de aprender

A capacidade de se adaptar a novas tecnologias, tendências e demandas do mercado, aliada a uma postura de aprendizado contínuo e busca por aprimoramento profissional, permite que os designers se mantenham atualizados e competitivos ao longo do tempo.

Para atingir os mais diferentes objetivos em projetos de Design, o conhecimento aprofundado das cores e suas aplicações é fundamental.

Utilize os conceitos do CMF para selecionar e utilizar as cores com originalidade e segurança.

Leia o livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento de lançamento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

O lançamento será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Preencha o formulário disponível no link da bio para confirmar a sua presença.
  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença.

Agora é oficial! 🤩

A sessão de autógrafos e lançamento do livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1 será no dia 16 de maio.

A primeira publicação em língua portuguesa sobre CMF Design terá o início das vendas em um evento presencial, que ocorrerá na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Reserve a data na agenda!

✅ Dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

Preencha o formulário disponível via link na bio para confirmar a sua presença.